Como descobrir seus talentos?

Por Renata Passos

De longe essa é a sessão mais demorada de coaching.

Quando pergunto para meus coachees ( clientes de coach) quais são suas fraquezas, dificuldades ou em que área precisam melhorar, elas rapidamente fazem uma lista.

Começam a falar e não faltam exemplos.

Chegam a trazer listas de pontos de melhoria.

Alguns trazem avaliação do líder, análise de perfil, feedbacks de parentes e amigos.

Não faltam documentos e fatos para comprovar as deficiências, se podemos chamar assim.

Agora, quando pergunto sobre os talentos, a conversa esfria.

– Como assim, talentos?

– Aquilo que você faz com facilidade. O que é fácil, simples, leve e prazeroso pra você fazer. Aquilo que quando você faz não sente o tempo passar. O que seus amigos elogiam quando você faz.

– Entendi. Mas talvez eu não tenha nenhum talento. Desenvolvi várias habilidades ao longo da vida, mas não posso chamar de talento…

Você não tem ideia do quanto essa conversa é comum!

Associamos talentos com artes desde que o mundo é mundo. Temos uma noção equivocada de que somente artistas e gente superdotada têm talentos especiais, o restante não foi agraciado com talento nenhum!

A melhor notícia do mundo é que todos nós temos mais de um talento.

Não existe ser humano nenhum que não tenha recebido talentos aos nascer. Assim como os genes, os nossos talentos estão presentes no nosso organismo.

Isso não é maravilhoso?

E tem mais… Sabemos o nosso talento, quando descobrimos a nossa paixão!

Eles nasceram ligados como gêmeos univitelinos. Cada um tem sua vida, mas foram formados juntinhos.

Você descobre seus talentos por sua paixão.

Eu sou apaixonada pela leitura. Nada toma mais minha atenção e meu coração. Leio até embalagem de papel higiênico. Não imagino uma vida sem leitura. Levo livro e revista na bolsa. Esqueço a carteira, mas não esqueço um livro que estou lendo.

Como leitura é a minha paixão, escrever se torna como uma extensão da minha paixão. Uma maneira de compartilhar o que aprendi. Desde criança escrevo bastante, mas só depois que fui mãe tomei coragem de publicar meus textos. Escrevo para um jornal na minha cidade há muitos anos e não sou jornalista.

Ou seja, você já tem os talentos que irá precisar para viver sua paixão.

Se você é apaixonada por moda, pode ter certeza que você combina tecidos e cores melhor que ninguém que não tem esse talento.

Se você é apaixonada por maquiagem e gasta o que tem e o que não tem com isso, com certeza terá talentos relacionados a esta paixão. Pode até não ser maquiar, mas vender, escrever sobre o tema, fotografar…

Alimentação saudável é sua paixão? Consegue pensar em possibilidades?

Você sabe qual é sua paixão, quando não pode nem pensar em viver uma vida sem ela.

Da paixão, você encontra os talentos para vivê-la.

Pode até não ser fácil no começo, mas posso te garantir como quem vive alimentando sua paixão: não existe maneira melhor pra viver a vida!

About the author: Lia Castro

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.