Lançamento do blog Maratona Materna

Tornar-se mãe é passar a enfrentar uma verdadeira corrida contra o tempo, todos os dias. Principalmente para as mães que trabalham fora. São preocupações, tarefas, compromissos, horários determinados, tudo para que o bebê sinta-se confortável e bem vindo a esse mundo. Uma verdadeira maratona todos os dias. Foi esse dilema que levou a médica veterinária Raquel Gozetto, 29, a imprimir suas experiências como mãe de primeira viagem no blog Maratona Materna – MaMa (www.maratonamaterna.com.br)

A iniciativa surgiu da própria busca de Raquel ao descobrir a gravidez, aos 28 anos. “Eu não sabia nada sobre maternidade, mas encontrei nos blogs um meio de pesquisa, comecei a procurar e notei o quanto as informações me ajudavam na gravidez, com coisas práticas, como montar enxoval, sintomas, o que era permitido ou não durante o período, como me preparar, etc”, conta

Após o nascimento de João Pedro, hoje com um ano, Raquel continuou sua pesquisa, mas passou a perceber que muitas das informações prestadas pelas blogueiras não coincidiam com sua nova rotina. “Vi que muitos blogs floreavam a maternidade. Comecei a me sentir culpada, porque via que as mães blogueiras davam certo e eu tinha muitas dificuldades. Por exemplo, todo mundo tem noites ruins, difíceis após a chegada do bebê. As mães blogueiras estavam lindas, maquiadas, com escova no cabelo e delineador no dia seguinte, logo de manhã, falando pela internet. Como é possível?, diverte-se ao contar.

As demandas das amigas, que tiveram filhos na seqüência, também foram importantes para a iniciativa. Passaram a trocar informações sobre suas experiências como mães, o que reforçou em Raquel a necessidade de transmitir informações sobre o real universo da maternidade. “Sigo cerca de 300 blogs sobre maternidade e aprendo muito, mas sei que posso colaborar à minha maneira, contando como me sinto, o que passo e que não é um mar de rosas, pois pode haver muitas mães como eu se questionando sobre não estar tudo tão perfeito”, comenta a produtora de conteúdo. “Eu perco a paciência, fico cansada, quero dormir o dia inteiro, mas queria passar essa informação de verdade, o que não lia em muitos blogs. Lógico que a maternidade é linda e compensadora, mas bem complicada no começo, não dá para esconder”.

A proposta inicial do novo canal é trazer a vivência do cotidiano de Raquel como mãe, mas também apresentar informações com profissionais e especialistas do setor de medicina, psicologia, pedagogia, além de pesquisas e o conhecimento e aprendizado de outras mães.

O público pode acompanhar os dados pelo blog e também pelo Instagram Maratona Materna – MaMa. Serão, no começo, dois textos postados por semana, com entrevistas, dicas, informações, conteúdo especifico sobre saúde, introdução alimentar, crescimento, entre outros. Um  dos primeiros textos é uma entrevista com o medico hematologista José Francisco Comenalli Marques Júnior, que abordará a questão do armazenamento de células-tronco em laboratório particular.

O tempo para escrever? Raquel aproveita os momentos de descanso de Joao Pedro e a ajuda da mãe, Rita, no cuidado com ele, para produzir conteúdo entre uma atividade e outra.

Para ela, apesar das dicas que recebeu de mulheres mais experientes, como a mãe, a sogra e as tias, as questões relacionadas a maternidade e a vida feminina mudaram muito nos últimos anos e a tecnologia é uma “mão na mamadeira” para auxiliar as novas mamães. “Claro que tem coisas que ainda valem a pena seguir a receitinha da vovó, como dar chupeta para acalmar o bebê – e isso não é problema algum, desde que haja equilíbrio na oferta – ou colocar um punhado de sal na água do banho para relaxá-lo. Mas, para quem está começando, tudo é novidade.”

A intenção é oferecer conteúdo de acordo com as novidades que o próprio Joao Pedro irá apresentar, conforme seu crescimento. A leitura também trará as experiências de Gabriel Zanin, marido de Raquel e pai de João Pedro, sobre como os homens encaram o novo formato de paternidade, alem das conversas do casal para a tomada de decisões em relação ao filho.

EVENTO DE LANÇAMENTO

O evento de lançamento do Blog Maratona Materna – MaMa acontecerá no Espaço Catavento, em Piracicaba, no próximo dia 26 de outubro.

Raquel receberá convidadas interessadas no universo materno/infantil, além de formadores de opinião e imprensa, para apresentar o blog e para a palestra Uma Mae Suficientemente Boa, com Monica Pessanha.

Para Monica, uma mãe suficiente é aquela que sabe que é real e não deseja a perfeição, entende que pode sentir o lado bom e o difícil da maternidade.

“Quando ela falha, tenta novamente, porque ela sabe que é um ser humano tridimensional. E ser tridimensional é uma mãe sob pressão e tensão. Ela tem sentimentos mistos sobre ser mãe, como culpa e satisfações. Ela é ao mesmo tempo altruísta e egoísta. Ela se vira para seu filho e se afasta dele. Ela é capaz de grande dedicação, no entanto, ela também é propensa a ressentimento. Ela fica frustrada, deprimida, cansada e perde o seu temperamento; age impulsivamente e sente culpada depois. Ela não é perfeita. Ela não é super-humano e é isso que a torna real.”, comenta Monica na palestra.

Monica Pessanha é psicopedagoga e psicanalista infantil. Tem mestrado em psicologia clínica pela PUC SP. Além do atendimento clínico, Monica é escritora e palestrante sobre as dificuldades vividas pela família e escola.

Monica tem uma coluna semanal na revista MALU e no blog Cheguei ao Mundo- da atriz Fernanda Rodrigues.

É colaboradora para o site da Disney Babble e para a revista Pais&Filhos e especialista de desenvolvimento infantil na PlayKidsbr, além de idealizadora da oficina psicoterapeuta BRINCADEIRAS AFETIVAS, no qual trabalha em ambiente lúdico a relação mães e filhos.

Serviço

Lançamento do Blog Maratona Materna – MaMa

www.maratonamaterna.com.br

26 de outubro de 2017, 20h

Espaço Catavento – Rua Campo Grande, 200 – Glebas Califórnia – Piracicaba/SP

Para confirmação de presença e outras informações: (19) 99825-0012

 

O Grupo M.Ã.E estará no evento de lançamento da mãe empreendedora associada ao grupo, Raquel Gozeto. E mostraremos tudo para vocês durante o evento através do stories do instagram @grupo.m.a.e

 

 

About the author: Lia Castro

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.