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10 gatilhos mentais que você PRECISA saber!


Algumas pessoas conseguem convencer com mais facilidade do que outras. Algumas marcas conseguem converter mais rápido do que outras. Você mesma em algumas situações já tomou decisões rápidas e em outras ficou pensando, pensando e não se decidiu. Se você nunca parou para pensar porque isso acontece, te convidamos a refletir agora, pois conquistar uma AÇÃO do outro pode e está baseado em técnicas - na verdade um grupo de técnicas chamadas gatilhos mentais. Elas fazem parte dessa estratégia de acelerar o processo do SIM do cliente e são conhecidas há muitos anos pelos grandes especialistas de marketing, mas já tem algum tempo que essas técnicas foram popularizadas e passaram a ser usadas também por pequenas marcas e negócios online. O cérebro humano tem 2 partes, uma delas é responsável pelo raciocínio lógico e a outra pelas emoções. Todas as pessoas usam as duas partes. Apesar de algumas pessoas usarem mais uma do que a outra, o fato é que o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções e pela nossa sobrevivência é onde a maioria das decisões são tomadas. Além disso, nosso cérebro é meio preguiçoso, e coloca várias ações no piloto automático. Então ele usa atalhos ligados às emoções do sistema límbico para agilizar o processo de decisão. E porque isso é importante para o meu negócio? Porque os gatilhos mentais são técnicas baseadas em padrões desses atalhos que facilitam a tomada de decisão do seu cliente. Portanto, se você é dono de um negócio, um gatilho mental te ajuda em duas coisas: 1 - chamar e prender a atenção do seu cliente. 2 - agilizar a tomada de uma decisão de algo que ele queria. 1 - HISTÓRIA


Use e abuse de histórias. Mas certifique-se de que elas tenham sempre os elementos certo: personagem, características relevantes dele, trajetória, mensagem.


2 - COMUNIDADE Você é uma média das pessoas com quem você convive, já ouviu isso? É porque o comportamento do outro te influencia e quando você está em um ambiente em que os comportamentos são parecidos você tende a se parecer cada vez mais com essas pessoas. 3 - CONVERSA

Além de abrir espaço para membros da sua comunidade é importante que você interaja com eles, que dedique tempo para responder e colaborar. 4 e 5 - PROVA X PROVA SOCIAL Muita gente confunde os dois. Prova está em provar que aquilo que você promete de fato acontece com quem compra de você e prova social é provar um grande volume de pessoas interessadas. Afinal, nós nos pautamos no comportamento do outro. 6 - ESCASSEZ É do ser humano desejar coisas que são escassas; você pode perceber que quanto mais raro um produto maior o valor que ele tem.


7- AUTORIDADE É sobre mostrar que você é um conhecedor daquilo que oferece, que é referência. 8- ANTECIPAÇÃO Mostrar que algo muito bom está por vir! Mas, atenção! Esse gatilho mental está baseado na sua autoridade, não é possível gerar antecipação e ansiedade no seu cliente se ele ainda não reconhece o alto valor daquilo que vem de você. 9 - RECIPROCIDADE Quando você oferece algo de valor você aciona um gatilho mental de gratidão e vontade de retribuir. 10 - CARISMA Você pode ser extremamente interessante, seu produto ou serviço, podem ser muito atraentes mas se você for arrogante, soberba, grosseira ou sem educação, isso afastará seu cliente de você. Caso contrário, se for agradável conviver, ouvir ou assistir o que você produz, esse gatilho também gera proximidade e ativa o gatilho da reciprocidade.


E aí, gostou de conhecer esse gatilhos?