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MÃE EMPREENDEDORA: Aprenda a traçar e acompanhar metas!

Atualizado: há 5 dias

SEU NEGÓCIO PRECISA DE METAS, MAS: Você sabe definir metas?


Esse é um linguajar mais familiar pra quem veio do mundo corporativo. Saber definir as suas metas nada mais é que saber para o que você irá trabalhar ao longo dos meses, saber o que você tem que buscar pra ter aquele resultado no fim do ano. Se não, é como contar com a sorte, navegar na velocidade do mercado e, no fim, olhar apenas o que você gerou de receita, e não necessariamente os números que você alcançou, pois você não sabia quais estava buscando.


A gente precisa primeiro diferenciar meta de objetivo. Quando falamos de objetivo, estamos falando de algo maior. Por exemplo, se você vai participar de uma feira, pode dizer que seu objetivo é tornar-se mais conhecida. Isso é objetivo, é algo amplo. Pode ser sua meta? Não! Pois ela não está sendo específica, é apenas uma ideia geral.


Nós gostamos de trabalhar com o conceito SMART quando o assunto é meta. Essa sigla (que está em inglês) basicamente nos diz que a sua meta precisa ser:


E(S)PECÍFICA – sobre o que exatamente é essa meta?

(M)ENSURÁVEL – quanto em dinheiro ou número você quer atingir com essa meta?

(A)TINGÍVEL – trace metas realistas, que sejam possíveis de serem atingidas.

R)ELEVANTE – pense se essa meta é relevante pro seu negócio, se ela vai cobrir o investimento e ainda te dar retorno.

(T)EMPO DEFINIDO – coloque um prazo pra atingir essa meta.


Seguindo o exemplo da feira, sua meta poderia ser: vender 90 almofadas entre os 3 dias de feira, visto que passarão 4 mil pessoas por ela. Esse número é realista, cobrirá o investimento que você está fazendo e ainda te trará retorno.


E esse conceito você não precisa só utilizar para evento; você pode aplicá-la no mês a mês do seu negócio. É fundamental que você tenha um cronograma, um calendário que te permita acompanhar o andamento do processo, visualizar e monitorar suas entregas. Assim, você pode avaliar semana a semana e fazer alterações, traçar estratégias mais agressivas caso você perceba que não está obtendo o retorno esperado.


Sem esse controle, vai acabar o mês e você não vai ter atingido o resultado, nem vai conseguir correr atrás pra alcança-lo. Ou ainda, se a meta superou todas as expectativas, você não conseguirá acompanhar esse feito e tirar bom proveito dele, ajustá-la pra cima, e entender porque obteve tanto sucesso, replicando-a nos meses seguintes. Então é importantíssimo absorver, entender e colocar em prática essa técnica, pra que a cada mês você ajuste as peças, e aumente a rentabilidade e a lucratividade do seu negócio.


Uma dica: escolha metas que são importantes pra você e não tenha muitas metas ao mesmo tempo. É difícil gerir muitas coisas e ter muitos indicadores ao mesmo tempo, principalmente pra quem está no início. Se está no momento de alavancagem de vendas, pense apenas em metas de vendas. Se está no início, coloque metas pra aumentar sua audiência. Se está num momento intermediário, coloque metas de recebimento de questionário para validação e assim por diante.


E não se esqueça também de monitorar e avaliar seu desempenho mensal, entenda como se saiu, o quão longe ou perto ficou da meta estipulada, entenda o que você fez no mês pra alcançar os resultados, que comportamentos e estratégias podem ser replicados ou não nos próximos meses. Esse fechamento e essa autoanálise são excelentes pra te dar fôlego nas próximas metas.


Por fim, tenha inspirações, boas referências. Se conecte com pessoas que estão tendo resultados bacanas, estão trazendo estratégias de vendas admiráveis para o mercado, estão fazendo o negócio rodar de forma rentável. Isso te ajuda a seguir em frente, buscar novas metas e ter insights, por mais desafiador que esse caminho seja.


Assista o vídeo abaixo para entender ponto por ponto a criação de metas para o seu negócio, mesmo sendo mãe empreendedora e como isso MUDA O JOGO.



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