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6 passos do seu planejamento estratégico

Atualizado: Set 22

Quando falamos em planejamento, a maioria pensa em algo complexo, e por isso não sabe nem por onde começar.


Gente, é simples! Independente de como você fará esse planejamento, seja no papel, numa planilha, num aplicativo, o grande lance é você entender os passos dele de forma simplificada para que você consiga executá-lo. Pra ficar claro: é mais importante você colocar em prática, analisar os resultados e dar continuidade ao longo dos meses, do que não tirá-lo do papel.


Bom, vamos lá que a gente te explica como elaborar o seu!


OBJETIVO


É aqui que você precisa ter seu cronograma de metas bem detalhado. Saiba onde você quer chegar a curto, médio e longo prazo. No caso desse planejamento ser mensal, por exemplo, pense em qual será a meta a ser atingida dentro desse mês. Esse será seu objetivo.


MEIO


Nessa etapa você definirá quais meios irá utilizar para atingir o objetivo. Será através do seu site? De uma página de captura? Do instagram?


CANAIS


Meios definidos, é hora de traçar como cada canal será utilizado. Se você decidiu por exemplo que usará seu site, como fará isso? Que ação fará nele e que te levará a alcançar seu objetivo?


FREQUÊNCIA


Crie então processos no seu planejamento. Qual será a frequência ideal com que você executará suas ações dentro desse mês e que te levará ao objetivo? Qual será o fluxo das suas divulgações?


CUSTO DE AQUISIÇÃO POR CLIENTE


É o valor do investimento que você fará no seu planejamento, dividido pelo número de clientes que você atingiu. O resultado será o valor que você pagou por cada cliente conquistado. Se você investiu 1000 reais em uma ação e obteve 20 clientes com ela, seu CAC foi de 50 reais por cliente.


APRENDIZADOS


Essa etapa é essencial! É aí que você consegue visualizar os erros e acertos para recalcular a rota para o próximo mês.


Você pode traçar um planejamento estratégico semestral, por exemplo, assim você vai executá-lo com calma, sem desespero, com os processos todos pensados. Ao final de cada mês você pode olhar os aprendizados que teve nesse período e ajustá-lo para o próximo mês, sempre visando melhorar e obter resultados ainda mais satisfatórios. Dessa forma, você não corre o risco de chegar ao final do semestre e se dar conta de que só gastou dinheiro e não obteve lucro.


Uma dica interessante é documentar todos os planejamentos que fizer para que você entenda o que fez e para que, a cada nova ação, você consiga revisitar os planejamentos anteriores e ter consciência do que vale ou não a pena ser feito.


Planejamento estratégico nada mais é que uma forma de você pensar claramente os seus processos, seja de comunicação, de vendas, de relacionamento. No fim, está tudo interligado! Assista o vídeo abaixo para ver como funciona o passo a passo no nosso tradicional blocão:

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